6 dicas de autocuidado na prática

5 minutos para ler

A correria do dia a dia pode nos limitar a viver somente para nossas obrigações e responsabilidades, enquanto a nossa mente e corpo se esgotam cada vez mais por falta de atenção e autocuidado.

Mas afinal, é possível equilibrar a importância das nossas responsabilidades em casa, no trabalho, e a nossa saúde física e mental?

A prática do autocuidado, que significa cuidar de si mesmo, resulta na harmonia da nossa mente e corpo, amenizando a influência negativa da rotina e nos permitindo aceitar com positividade os confortos e desconfortos da vida.

Para isso, é preciso estar atendo às próprias necessidades e limitações e compreender que tal prática exige constância em hábitos que visam à qualidade de vida.

Neste artigo, separei 6 dicas de autocuidado que vão te ajudar a encarar a rotina de forma mais leve e contribuir para o seu bem-estar.

VEJA TAMBÉM: Como lidar com a mudança de rotina na quarentena
RESERVE UM MOMENTO PARA RELAXAR

Se desligue das preocupações diárias por alguns instantes e se conecte com você mesmo. Agradeça pelas coisas boas da vida e aceite que nem tudo está sob seu controle. Leia um bom livro, ouça sua música favorita, brinque com seu pet e relembre bons momentos.

Não se culpe por estar dispondo um tempo só para você, afinal, refletir sobre o que tem influenciado sua saúde física e mental é essencial para viver o autocuidado na prática.

TENHA UMA VIDA SOCIAL

Desfrutar de bons momentos em família, sair com seus amigos, bater um papo com o vizinho, se permitir conhecer pessoas novas é uma forma de se divertir e renovar as energias. Aproveite para trocar experiências, conversar sobre diversos assuntos e se desprender do cotidiano.

É claro que na situação crítica em que estamos vivendo atualmente devido à pandemia, o ideal é cada um na sua casa. Mas nós podemos contar com as redes sociais para botar aquele papo em dia e, principalmente, manter o contato com todos.

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de atividades físicas contribui para o bom funcionamento do corpo e da mente.

 Fortalece os músculos, regula o intestino, modera o colesterol, estimula o sistema imunológico e diminui o risco de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.

 Também ajuda nos casos de depressão e ansiedade, isso porque libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de recompensa e bem-estar e o aumento de disposição física e mental.

APRENDA A DIZER “NÃO”

Priorizar suas necessidades e vontades, de vez em quando, é um ato de coragem, pois exige a compreensão de que não se trata de egoísmo ou menosprezo às necessidades do outro.

É importante ceder em algumas situações em prol de outras pessoas, afinal, não se trata apenas de nós mesmo, não é?

Mas quando a necessidade de alguém requer algo que ultrapassa o seus limites ou fere seus valores, é saudável negar. Dizer não para os outros, muitas vezes, significa dizer sim para si mesmo.

HÁBITOS DE HIGIENE E BELEZA

Tomar aquele banho mais demorado, cuidar dos dentes, pele, cabelo, é uma das melhores formas de cuidar de você e preservar sua saúde.  

Você não precisa se considerar uma pessoa vaidosa para praticar bons momentos de skincare, fazer aquela hidratação no cabelo, pintar as unhas ou usar aquele batom que você adora.

Aproveite esses momentos para entender que você é única e especial.

ORGANIZE SEU AMBIENTE

Sabe aquela sensação boa de ver a casa limpa e organizada? Ela é essencial para reduzir a ansiedade e aumentar a qualidade de vida.

O ambiente em que estamos influencia diretamente no nosso humor e aumenta a sensação de bem-estar. Nossa casa reflete o que sentimos e nosso estado de espírito.

Um jogo de cama elegante em combinação com um tapete confortável no quarto, aquela toalha de rosto macia no banheiro e a decoração do quarto do seu filho com o personagem favorito dele, contribuem para bons momentos em família, ao lado de pessoas especiais.

VEJA TAMBÉM: Saiba como melhorar a decoração da sua casa sem gastar muito

Reflita sobre suas necessidades e preferências antes de definir as atitudes de autocuidado que vão te auxiliar a viver de forma mais leve, contribuindo para uma perspectiva mais generosa de si mesmo. Identifique quais hábitos fazem mais sentido pra você e aproveite os benefícios do autocuidado.

Por fim, se você gostou do artigo e acredita que pode ajudar outras pessoas, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Quer mais dicas como essa? Siga as nossas redes socais.

Instagram: @florancyvesteseular

Facebook: FlorancyCama

Posts relacionados

Deixe um comentário