A influência das cores no ambiente

4 minutos para ler

A influência das cores no ambiente está relacionada a nossa construção social e cultural, onde nossas vivências, memórias e gostos geram sensações e sentimentos.

A escritora alemã Eva Heller conversou com mais de 2 mil pessoas, e relatou em seu livro A Psicologia das Cores, que não se trata de uma questão de gosto individual, e sim, de vivências comuns que se enraízam em nossa linguagem e pensamento desde a infância.

A cor não se limita a um único significado ou finalidade e possui diferentes perspectivas. Por isso, é importante considerar o impacto psicológico que elas têm antes de definir a cor ideal na decoração.

Devemos também considerar os móveis, objetos e tecidos, para em seguida decidir entre tonalidades mais fortes ou mais suaves, e se estarão presentes em pequenos detalhes ou em maior destaque.

VEJA TAMBÉM: Como decorar quarto de casal com estilo

Veja as principais funções das cores na decoração:

  • Poder de criar atmosferas;
  • Altera a proporção de espaço do ambiente;
  • Gera a sensação de calor ou frio;
  • Valoriza centros de interesse;
  • Influencia no relacionamento com o ambiente e o que ele nos proporciona;
  • Estimula os sentidos, como o relaxamento, produtividade, concentração e divertimento.

Psicologia das cores e a aplicação na decoração:

Vermelho

Considerada uma cor quente e poderosa, o vermelho está associado à confiança e agilidade, e estimula diferentes reações de acordo com o grau de saturação.

O vermelho mais escuro transmite a sensação de seriedade e respeito ao ambiente, enquanto o vermelho mais quente e forte causa a impressão de afeto e estima.

O ideal é mesclar os diferentes tons da cor para não carregar o espaço.

Influência das cores no ambiente: Sala Vermelha
Amarelo

Representa a cor da confiança e otimismo, possui grande luminosidade e, por isso, deve ser usada com moderação para não causar desconforto visual.

Por se tratar de uma cor quente, o amarelo estimula a sensação de calor, além de elevar o entusiasmo. Ideal para ambientes mais escuros e para compor uma decoração mais clean, pois consegue iluminar e alegrar o espaço.

poltronas amarelas
Influência das cores no ambiente: Poltronas Amarelas
Laranja

Assim como o amarelo, o laranja possui um alto grau de energia e calor, proporcionando a sensação de ânimo, estimulando a criatividade e o dinamismo.

Por isso, pode ser utilizada em ambientes de trabalho e estudo, mas com moderação, para não causar o efeito contrário.

Influência das cores no ambiente: Escritório laranja
Azul

Por outro lado, o azul é considerado uma cor mais fria, ideal para promover a sensação de frescor e leveza em ambientes mais quentes.

A cor também estimula a paz, tranquilidade e bem-estar, perfeito para ambientes de descanso e repouso. Também é recomendado no ambiente corporativo, pois ajuda a diminuir a tensão e auxilia na concentração.

Em tons mais suaves, transmite sensação de conforto e tranquilidade. Já em tons mais escuros, auxilia na impressão de amplitude do ambiente. 

Influência das cores no ambiente: Decoração azul
Verde

É o ponto de equilíbrio entre as cores. Promove a sensação de bem-estar e é muito utilizado na decoração por sua variedade de tons e facilidade de composição com outras cores.

Em tons mais claros, é considerado uma cor agradável e serena, ideal para salas de estar, quartos e escritórios. E em tons mais escuros, transmite segurança e respeito.

sala verde
Influência das cores no ambiente: Sala Verde
Roxo ou violeta

Associada a espiritualidade e meditação, é considerada uma cor acolhedora, que promove a sensação de relaxamento e equilíbrio. Perfeita para criar aquele clima mais relax e acalmar os nervos.

Em conjunto com o dourado, transmite elegância e requinte.

Influência das cores no ambiente: Sala de estar violeta

Quer receber mais dicas como essa? Siga as nossas redes socais!

Instagram: @florancyvesteseular

Facebook: FlorancyCama

Posts relacionados

Deixe um comentário