Aprenda a lavar toalhas e deixá-las bem macias e cheirosas por mais tempo

3 minutos para ler

Lavar toalhas parece um processo bem simples, não é mesmo? Colocá-las na máquina de lavar, como fazemos rotineiramente, e pronto. Mas não é bem assim. Alguns cuidados são muito importantes para que as toalhas tenham maior durabilidade. Você sabia que o ideal é que as toalhas sejam lavadas uma vez por semana? Entretanto, caso você tenha uma rotina que inclua mais de um banho diário, as toalhas precisam ser lavadas mais vezes.

Outro ponto importante é saber que as toalhas devem ser lavadas apenas com artigos de banho, pois o atrito pode gerar bolinhas e também diminuir a vida útil do produto. Se as toalhas soltam pelinhos, podem transferir para as outras roupas.

Bem, estas são apenas algumas curiosidades para que você veja a importância em lavar toalhas da forma certa. A seguir, veja quatro dicas que complementam essas informações para uma boa durabilidade das suas toalhas.

Utilizar ou não amaciante na hora de lavar toalhas

Em uma pesquisa rápida na internet vemos muitas opiniões parecidas: o ideal é não utilizar amaciante, porque acumula nas fibras da toalha. Caso queira fazer uso, o correto é seguir exatamente a medida indicada pelos fabricantes ou usar pequenas quantidades. Esta última dica também server para o uso do sabão.

Saber a temperatura ideal da lavagem também é importante

Na hora de lavá-las, a temperatura utilizada da água deve ser sempre fria, pois assim preserva as fibras e cores das toalhas. Se usar água quente, as cores das toalhas se desbotam, as fibras ficam ressecadas e se desgastam com maior facilidade, diminuindo a vida útil das peças.

Prestar atenção no processo de secagem das toalhas

Para manter a durabilidade, após a lavagem, as toalhas devem ser penduradas no varal de forma que evite o contato direto com o sol, assim mantém a maciez dos produtos. Se for utilizar secadora neste processo, ficar atenta à temperatura é importante, pois evitar as mais altas aumenta a durabilidade dos produtos.

Passar as toalhas pode ser um erro

Até aqui você já deve ter percebido que altas temperaturas não são muito amigas de peças como as toalhas. Por isso, nunca use ferro de passar em suas peças, já que o calor resseca as fibras, sendo que as mesmas, vão se deteriorando com o passar do tempo.

Substituir o amaciante por um copo de vinagre branco na última lavagem contribui na preservação das cores e das fibras, não desgastando as peças. Também quero dizer que a qualidade não influencia no momento da lavagem e sim como é feito o processo, como por exemplo, as dicas desse post.

Ufa!

Parece que lavar toalhas não é tão simples como se imagina, mas, seguindo essas dicas, suas peças terão mais durabilidade, ficando macias e cheirosas por muito mais tempo.

Gostou das nossas dicas e vai aplicar alguma no seu dia a dia? Ou, ainda, tem outro conselho que possa agregar ao assunto? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe suas dúvidas e opiniões!

Posts relacionados

Deixe um comentário