Cheiro de roupa guardada: aprenda truques infalíveis para acabar com isso

4 minutos para ler

O frio chegou com tudo e você já reparou como aquelas roupas que ficam muito tempo guardadas no armário adquirem um odor ruim? Isso acontece também com edredons, colchas e cobertores. Muitas pessoas acabam lavando as peças novamente, mas para tirar o cheiro de roupa guardada há maneiras mais simples.

Essa situação acontece porque, na maioria das vezes, o ambiente não tem ventilação suficiente, além de que pode ser causada pelo excesso de umidade que se acumula nos tecidos.

Por esse motivo, neste artigo, você vai aprender alguns truques que evitam o odor nas roupas que ficam guardadas por muito tempo. Além disso, você também saberá como é simples tirar o odor sem ter que recorrer à máquina de lavar. Confira mais, a seguir!

Mantenha o guarda-roupa limpo

O hábito de limpar o armário com frequência é capaz de impedir que as roupas fiquem com odores desagradáveis. O truque aqui é passar um pano úmido com um pouco de vinagre, pelo menos, uma vez por mês.

Ao organizar os itens, evite o excesso de peças no closet. Isso permite que o ar circule, assim, as roupas ou cobertores não ficam com um aroma ruim. Além disso, manter a porta do guarda-roupa aberta algumas horas por dia também ajuda a circular o ar.

Absorva a umidade

Um truque muito eficiente para evitar o acúmulo de umidade e ainda deixar um cheirinho agradável é colocar, em um saco de pano, itens que absorvem água ou têm aroma marcante. Alguns deles são:

  • giz branco;
  • cravos da índia;
  • gotas de óleo essencial.

Nesse caso, coloque os ingredientes em um saco com tecido leve e amarre. Em seguida, deixe-o em um canto do armário, assim, ele fica responsável por eliminar as chances de ficar com um odor desagradável impregnado em seus tecidos.

Além disso, existem outras alternativas muito úteis. Uma delas é deixar um vidro aberto com cal virgem dentro do armário. Você pode apostar também nas cascas de laranjas secas, que podem ser espalhadas no local para deixar um aroma agradável. Os saquinhos de sílica gel também são maneiras práticas de evitar esse problema.

Tire o cheiro de roupa guardada

Mesmo tomando cuidado, pode ser que algum tecido fique impregnado com odor estranho. Caso isso aconteça, há um truque muito simples e eficaz: o bicarbonato de sódio.

Ele é capaz de absorver o cheiro de roupa guardada. Para isso, polvilhe-o em uma camada fina nos dois lados da peça e deixe agir durante algumas horas. Depois, use uma escova macia para remover o excesso e pendure o item no varal. De preferência, deixe-o exposto ao sol por cerca de duas horas.

No entanto, em roupas de couro, a dica é colocar um pedaço de algodão, com um pouco de perfume, nos bolsos. Após isso, basta deixar durante um dia inteiro e o odor vai ser eliminado. Lembre-se sempre que peças de couro jamais devem ser guardadas em sacos plásticos.

Para deixar peças, como edredons, mantas e cobertores, sem cheiro algum, aposte na seguinte mistura:

  • 1 litro de água;
  • ¼ de copo de álcool líquido;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de amaciante de roupa.

Mexa bem os ingredientes e os coloque em um borrifador. Depois, estenda as peças em questão, de maneira que fique retas, em um lugar com ventilação, e borrife a mistura. Essa solução é capaz de eliminar o odores de cigarro, cachorro, bolor e até mesmo de frituras.

Viu só como não é difícil tirar o cheiro de roupa guardada de suas peças? Por isso, não perca tempo e ponha em prática todas essas dicas. Afinal, quem não ama estar com as roupas e itens de cama cheirosos?

Gostou das dicas deste post? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses truques.

Posts relacionados

Deixe um comentário