Como lidar com a mudança de rotina na quarentena

3 minutos para ler

Como lidar com a mudança de rotina na quarentena… Acordar cedo, arrumar as crianças pra escola, ir pro trabalho, voltar pra casa no fim da tarde, fazer as tarefas domésticas… Rotina que já estava impressa na nossa vida, não é mesmo? E de repente tudo isso precisa mudar, como lidar com isso? É uma crise geral, mas é muito importante a gente ter em mente que isso tudo vai passar.

O ideal é criarmos novas rotinas e horários pra fazermos nossas atividades EM CASA. Principalmente levando em consideração o impacto que essa mudança causa nas crianças e nos idosos, que tem mais dificuldade em se adaptar a mudanças.

Defina horários para as atividades

A melhor forma de se organizar é colocar as atividades e o tempo gasto com cada uma num papel. Defina horários pra lazer, falar com amigos e familiares (pelo Skype, WhatsApp), estudar, trabalhar e descansar. O ideal é fazer as atividades sempre no mesmo horário.

Mantenha os horários de dormir e das refeições

Isso ajuda o organismo a se manter saudável, fortalece o sistema imunológico e facilita a mente entender a nova rotina. Separe um tempo pra praticar exercícios diários também.

Seja paciente

É preciso tempo pra construir uma rotina, ela não se desenvolve do dia pra noite, então TENHA PACIÊNCIA, TUDO ISSO VAI PASSAR. O cérebro precisa de um tempo pra se adaptar aos novos hábitos e vc não deve se pressionar, pois isso causa ansiedade e frustrações. Devemos cuidar da nossa saúde mental, assim como cuidamos da saúde física.

Lista de tarefas

Faça uma lista de tarefas no início do dia e enumere as prioridades. Procure sempre terminar o que vc começou a fazer. Não esqueça de programar paradas pra refeições, esticar o corpo, olhar o horizonte e dar uma relaxada, o recomendado é que as paradas aconteçam a cada uma hora.

Enfim, aproveite esse tempo pra curtir a família, descobrir novas músicas, ler aquele livro esquecido num canto, maratonar aquela série do momento, assistir pela centésima vez aquele filme que vc ama… Separe um tempo para meditar, relaxar, cozinhar algo especial, fazer um exercício físico, mudar os móveis de lugar, arrumar os armários… No próximo post vamos falar mais sobre as opções de atividades pra fazer nesse período! Aproveite e segue a gente lá no Instagram e no Facebook e fique de olho nas dicas e produtos incríveis que separamos pra te ajudar a passar por esse momento e enfrentar essa mudança de rotina na quarentena!

Posts relacionados

Deixe um comentário