Como montar uma lancheira com alimentos saudáveis para meu filho?

3 minutos para ler

Uma das maiores preocupações dos pais é oferecer uma alimentação equilibrada para os filhos. Afinal, ela é fundamental no crescimento e no desenvolvimento dos pequenos. Pensando nisso, você sabe como montar uma lancheira saudável?

Entre os desafios da hora do lanche na escola, podemos destacar as crianças se alimentarem de forma saudável e evitarem as guloseimas das cantinas, que são bem tentadoras, não é verdade? Mas saiba que isso é possível, e utilizando apenas alguns truques.

Quer saber quais eles? Então, continue a leitura, pois, neste post, vou te contar como montar uma lancheira apetitosa e com tudo de bom que o seu filhote precisa para encarar as aulas com muita saúde e disposição! Vamos lá?

Faça uma lista de alimentos

O primeiro passo é montar uma lista com os alimentos saudáveis que o seu filho mais gosta. De nada vai adiantar mandar goiaba, se ele não curte, e, provavelmente, ele não vai comer, concorda? Principalmente porque você não vai acompanhar a refeição que acontece na escola.

Sendo assim, aproveite para envolver o pequeno nessa etapa, isso ajuda na melhor aceitação do lanche, pois ele se sente mais responsável por aquilo, entende? Sentem-se juntos e listem as comidinhas e bebidinhas que podem ser levadas para a merenda.

Coloque um alimento de cada grupo

Feita a etapa anterior, está na hora de balancear essa refeição. É muito importante que ela tenha um item de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína, uma de carboidrato e outra de vitaminas e minerais. Por exemplo:

  • pão integral com requeijão e uma fruta de sobremesa;
  • biscoitos integrais, queijo branco e suco natural de fruta;
  • bolo integral com iogurte natural e fruta.

Além disso, evite os produtos ultraprocessados e cheios de açúcares e gorduras ruins, como biscoitos recheados, bolinhos prontos, salgadinhos, fast-foods, refrigerantes, balas e chicletes. Eles são considerados calorias vazias, ou seja, não acrescentam nutrientes e fazem mal à saúde.

Monte uma lancheira atrativa

Mais do que oferecer um lanche saudável, é preciso fazer com que a criança o coma. Para isso, montar uma lancheira atrativa facilita, e muito! Os pequenos respondem bem aos estímulos visuais, até mesmo na hora de comer.

Para começar, coloque os alimentos em potinhos coloridos. Os de personagens são os favoritos da criançada. Utilize sua criatividade na hora de cortar as frutas com cortadores em formatos variados.

Ah! Não se esqueça da toalha da lancheira. Elas servem tanto para o pequeno apoiar o lanchinho quanto para limpar a boca e as mãos. Fora isso, elas são um atrativo a mais, já que algumas têm os personagens que as crianças mais gostam!

Viu como montar uma lancheira saudável é fácil e prático? Incluindo os alimentos certos e os itens que estimulam os pequenos a comerem, a hora do lanche vai ser divertida, nutritiva e muito gostosa!

E aí, já sabe onde achar as toalhinhas de lancheira mais legais para o seu filho? Na Florancy, você as encontra com ótima qualidade e com personagens que a garotada adora! Entre no nosso site e confira agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário