Como organizar a casa depois que os filhos vão embora

3 minutos para ler

Uma etapa inevitável da vida é a saída dos filhos de casa depois que crescem. Seja para estudar longe ou porque constituíram uma nova família, ou até mesmo porque querem ter o seu próprio espaço e independência. Mas é importante lembrar que esse é um ciclo natural da vida e tentar encarar com mais naturalidade te ajudará nesse processo.

Reorganizar a própria vida e os espaços da sua casa também podem te ajudar a passar por essa fase com mais tranquilidade. E hoje traremos algumas dicas práticas para solucionar a “síndrome do ninho vazio”. Confira!

Organize

O primeiro passo após a saída dos filhos, é organizar o que ficou para traz. Livros da época da escola, roupas mais antigas, itens decorativos, é preciso decidir o que fazer com esses objetos. Se seu filho foi estudar fora e vai voltar de tempos em tempos, por exemplo, é interessante deixar algumas coisas ainda no cantinho dele para que não perca a identidade e ele se sinta confortável no ambiente. Mas o restante, você pode escolher uma instituição, por exemplo, e fazer uma doação.

Aproveite os espaços vazios

Após a saída dos filhos de casa, é natural que um ou dois cômodos fiquem vazios e que sobre um pouco mais de espaço. Uma boa dica é aproveitar para organizar esses espaços e deixá-los mais funcionais. Você pode fazer um espaço para deixar as suas coisas de artesanato, por exemplo, ou então criar um cantinho de leitura, ou até mesmo um closet.

Ocupe seu tempo decorando com simplicidade

Que tal começar a colocar em prática aqueles planos que você sempre teve mas que antes não os executava porque não tinha tempo? Você pode fazer uma hortinha em casa, por exemplo. Se você tiver espaço pode ser no chão, mas caso não tenha sobrando, pode optar por uma horta vertical. Fazer um jardim também pode ser uma ótima opção para ter algo para cuidar e dar uma renovada no ambiente.

Faça pequenas mudanças

Quem tem filhos em casa gosta sempre de praticidade e geralmente a casa se adapta a eles. Cestos de roupa no banheiro para que as crianças não esqueçam de colocar as roupas sujas lá, ou talvez você tenha um excesso de caixas ou nichos organizadores para colocar as coisas dos filhos. Mas agora que eles já não estão mais por aí, que tal aproveitar para deixar tudo mais do seu jeitinho? É uma boa oportunidade.

Prontinho, agora que a gente já te mostrou um caminho para seguir nesse momento de despedida, é só colocar tudo em prática e deixar a sua casa ainda mais aconchegante e funcional. Quer mais dicas como essa? Siga as nossas redes socais.

Instagram: @florancyvesteseular

Facebook: FlorancyCama

Posts relacionados

Deixe um comentário