Confira como montar uma mesa de jantar incrível

4 minutos para ler

Saber como montar uma mesa de jantar é uma dúvida frequente. Pode ser algo mais simples, uma confraternização ou até mesmo um jantar romântico a dois. Mas cada ocasião pede uma organização diferente.

O primeiro ponto é definir o tipo de refeição e se o jantar será despojado ou formal. Isso faz diferença na escolha da decoração e dos acessórios para servir os pratos, pois alguns cardápios pedem utensílios específicos.

No artigo de hoje você vai aprender como montar uma mesa de jantar de encher os olhos. Com algumas dicas você verá que não é difícil organizar a mesa e que os resultados vão deixar até os jantares simples mais charmosos. Confira a seguir!

Estilo da decoração

Definir os detalhes fica mais fácil depois que você define o estilo da decoração. Para isso, leve em conta o estilo dos convidados e o cardápio do jantar. É possível montar uma mesa clássica, moderna e até rústica.

Com o estilo definido você consegue escolher as cores, os detalhes da composição e os utensílios necessários para o momento.

Aparelho de jantar

A louça do jantar é a parte mais importante na composição da mesa. Escolha um jogo adequado ao estilo e preste atenção para que as peças sejam suficientes para todos os convidados.

O aparelho de jantar de porcelana neutra é uma opção que pode ser usada em diferentes estilos de jantares. Por isso, caso não tenha, invista em um para montagens de suas mesas.

Detalhes da decoração

Os utensílios de mesa e aparelho de jantar são fundamentais, mas a beleza da decoração de mesas mora nos detalhes. Por isso, aposte em anéis para guardanapos, sousplats, arranjos e toalhas de mesa bonitas.

Flores naturais sempre dão um charme especial à mesa de jantar. Porém, tome cuidado para não escolher arranjos muito altos, pois tampam a visão dos convidados.

A distância entre um prato e outro deve ser de pelo menos 40 centímetros, pois isso garante conforto para que o convidado faça as refeições sem esbarrar na pessoa ao lado.

Como montar uma mesa de jantar

Mesa casual

Em jantares mais despojados, aposte no básico. Você pode usar uma toalha de mesa mais curta. Aposte em modelos colorido, xadrez ou florais. Se preferir, você pode usar jogos americanos também.

O conjunto de pratos acompanha o estilo, por isso deve ser mais simples e de uma única cor. Faça a composição com facas, garfos e colheres. Use copos estilo long drink ou taças mais informais, daquelas coloridas e alegres.

Uma maneira de não errar na organização dos talheres é sempre colocar os maiores mais próximos do prato e os menores mais distantes. Copos e taças ficam do lado direito, acima do prato.

Mesa formal

Use uma toalha de mesa mais longa e que tenha detalhes requintados. O prato fica apoiado no sousplat, que tem a função de evitar respingos na toalha, além de compor a decoração e dar todo um charme para a mesa.

O guardanapo deve estar no centro do prato. Ao lado esquerdo fica o garfo e do direito, colher e faca. As serras da faca devem ser voltadas para o prato. A colher de sobremesa deve ser posicionada acima do prato, na horizontal.

Copos e taças ficam no canto superior direito, sendo a ordem: primeiro a taça de água, depois a de vinho. Coloque saleiro, pimenteiro, vinagre e azeite à mesa utilizando um suporte especial.

Mesa romântica

Um jantar a dois, seja para comemorar aniversário de casamento ou dia dos namorados, pede uma composição romântica. A louça pode ter detalhes florais ou vermelhos. O importante é equilibrar a cor da louça com a toalha.

A composição da mesa pode seguir o estilo formal ou simples, dependendo do estilo do casal. Aposte em detalhes que vão dar o toque necessário para o momento. Aposte em vasos pequenos de flores, luz de velas e um forro de mesa ornamentado. Para bebidas, use taças de água e vinho.

Independente do estilo, montar uma mesa de jantar requer bom gosto e combinação entre as peças. Por isso, acertar na escolha da toalha de mesa é muito importante. Conheça as toalhas de mesa da Florancy e veja como seu jantar pode ganhar ainda mais beleza.

Posts relacionados

Deixe um comentário