Confira dicas simples e práticas para preparar um jantar de Dia dos Namorados em casa

5 minutos para ler

O Dia dos Namorados está se aproximando, porém, esse ano as comemorações serão diferentes, uma vez que os pomposos e românticos jantares em restaurantes, deverão ser trocados por programinhas mais caseiros.

Mas e quem disse que mesmo em casa não dá pra preparar um momento único e especial para curtir com seu amor? Para isso, te damos algumas dicas simples e práticas para arrasar nos preparativos para o próximo dia 12.

Decoração é tudo: uma mesa bem decorada tem o poder de nos fazer querer curtir o momento. E é possível, fazer isso com itens simples. Aposte na temática de romance e abuse do vermelho, com alguns toques de branco. Velas, pratos mais trabalhados, um arranjo simples de flores e um guardanapo com uma dobra diferente, podem dar um ar de requinte ao seu jantar, trazendo muito romantismo. Ah, não se esqueça de tirar aquelas taças de vinho que ficam guardadinhas no fundo do armário para um momento especial, afinal essa é uma ocasião que merece.

Com direito a entrada e tudo mais: se o seu objetivo é fazer um jantar digno de um chef de restaurante, aposte em um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. Mas na hora de preparar uma entrada, não precisa ser nada elaborado e dá pra fazer com ingredientes que você tenha em casa. Que tal apostar numas torradinhas com patê? Vem com a gente aprender essa receitinha.

Torradas com patê de azeitona

Ingredientes:

  • 4 pães de sal
  • Azeite
  • Orégano
  • 300g de azeitona preta sem caroço
  • Sal (se preciso)
  • Pimenta do reino

Modo de preparo (patê):

No liquidificador coloque as azeitonas, duas colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de orégano e a pimenta do reino a gosto. Bata bem até virar uma mistura homogênea. Em seguida, veja se o sal está ok, caso necessário acrescente a gosto.

Modo de preparo (torradas):

Corte o pão em rodelas e em seguida regue com fios de azeite e salpique orégano a gosto. Coloque para assar em forno médio por aproximadamente 10 minutos.

*Dica extra: para dar um toque ainda mais especial, coloque as torradinhas em um prato decorado ou numa travessa de inox e por cima de cada torrada coloque uma folha de hortelã para decorar.

A estrela da noite: a para deixar a sua noite ainda mais especial, nada como apostar em um prato principal daqueles de dar água na boca. E que tal fazer algo simples, rápido e o melhor, com ingredientes que você tem em casa? A gente te ajuda, se liga na receita.

Espaguete à Carbonara

Ingredientes:

  • 200 g espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco (opcional)
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira por dois dias ou, melhor ainda, congelar para usar depois). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.

Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

Para adoçar a noite: e para fechar com chave de ouro esse menu maravilhoso, não pode faltar uma sobremesa daquelas de tirar o fôlego. Que tal apostar em um ingrediente que todo mundo ama e combina super com a data? Anota essa receitinha simples e prática que separamos pra você.

Mousse de Chocolate:

Ingredientes:

  • 2 latas de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
  • 8 colheres ou a seu gosto de chocolate em pó, achocolatado ou outro de sua preferência.

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e o chocolate em pó. Bata por aproximadamente 2 minutos.

Derreta a gelatina conforme instruções da embalagem e acrescente a mistura, bata por 30 segundos só para misturar.

Coloque em um recipiente, cubra e leve à geladeira até endurecer.

E que tal para finalizar esse menu apostar em um vinho branco ou até num frisante, que pode ser servido gelado? Hoje em dia existem diversas opções com preços para todos os bolsos e é uma ótima pedida para dar aquele toque especial na noite.

Agora é só colocar as dicas em prática e fazer desse Dia dos Namorados um momento pra lá de único, mesmo que em casa, curtindo muito o clima de romance.

Posts relacionados

Deixe um comentário